Escola Neoclássica da Administração

Após conhecer o histórico da administração antes da ciência e como ela passou a ser tratada como disciplina científica, conheça agora mais informações sobre a Escola Neoclássica da Administração.

3.5.1 Teoria Neoclássica da Administração

          A Escola Neoclássica da administração tem como principais características: ênfase na prática da administração; reafirmação dos postulados clássicos; ênfase nos princípios gerais da administração; ênfase nos objetivos e nos resultados e o ecletismo das teorias.

          Quando ao ecletismo das teorias, podemos dizer que a Escola Neoclássica buscou conceitos nas seguintes teorias: Teorias das Relações Humanas; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental; Teoria Matemática e na Teoria dos Sistemas.

          Nesta escola é que começamos a ver cada organização sob o ponto de vista de eficácia e eficiência simultaneamente. Notadamente baseavam-se também nos conceitos de organização formal, destacando a divisão do trabalho, a especialização, a hierarquia e a amplitude administrativa.

          Como decorrência da Escola Neoclássica foram criadas as organizações lineares, funcionais e de  Linha-Staff. Também em decorrência da abordagem neoclássica, houve a departamentalização das corporações.

3.5.2 – Teoria da Administração por Objetivos – APO

          A administração por objetivos – APO, faz parte da escola Neoclássica da administração e tem suas origens nas obras de Peter F. Druker. Apresenta as seguintes características: estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior; estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo; interligação entre os vários objetivos departamentais; ênfase na mensuração e no controle dos resultados; contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; participação atuante das gerências; apoio intensivo do Staff.

          É na APO que surge os conceitos de Planejamento Estratégico e Planejamento Tático. No planejamento estratégico refere-se à formulação dos objetivos organizacionais; análise interna da empresa (pontos fortes e pontos fracos); análise externa da empresa (oportunidades e ameaças); e, formulação das alternativas estratégicas.

Além da Escola Neoclássica da Administração

Lembre-se: didaticamente, a administração é dividida nas escola clássica, humanística, neoclássica, estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial.

Deixe um comentário