Escola Contingencial da Administração

Após conhecer o histórico da administração antes da ciência e como ela passou a ser tratada como disciplina científica, conheça agora mais informações sobre a Escola Contigencial da Administração.

Com as idéias de Skinner, o sentimento de contingência envolve três elementos: estado ambiental, comportamento e conseqüência. Desta forma surge a Teoria da Contingência, que considera o ambiente como condicionador às corporações. É considerado um passo além da Teoria dos Sistemas.

3.9.1 – Teoria da Contingência

Para a Teoria da Contingência não há nada de absoluto para as organizações. Suas origens foram em pesquisas que chegaram a conclusão que não há um único melhor jeito (best way) de administrar. As empresas precisam sempre se adaptar às condições externas.

Esta teoria apresenta como aspectos básicos o fato que a organização é de natureza sistêmica, suas características organizacionais apresentam interação entre si e com o ambiente e as características ambientais funcionam como variáveis enquanto as características organizacionais estão em função daquelas.

Para a Teoria da Contingência não há uma universalidade dos princípios de administração. Mas internamente estas podem ser divididas em três níveis: Institucional ou Estratégico, Tático ou Intermediário e Operacional.

Além da Escola Contingencial da Administração

Lembre-se: didaticamente, a administração é dividida nas escola clássica, humanística, neoclássica, estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial.

Deixe um comentário