Entendendo a vela (candlestick)

Uma vela, ou candlestick em inglês, é a forma mais comum de representação gráfica da cotação de valores mobiliários.

Em um dado período, uma vela representa os preços de abertura, máximo, mínimo e fechamento de um valor mobiliário simultaneamente e, pela cor, a vela ilustra se houve alta ou baixa no preço do valor mobiliário.

Em um período de baixa, a vela é normalmente representada pela cor vermelha ou preta. No período de alta, a vela é normalmente representada pelas cor verde ou branca.

Nas linhas retas o preço máximo e o preço mínimo são representados pelos pontos mais altos e mais baixos da vela, respectivamente.

Já os preços de abertura e fechamento dependem se a vela é de alta ou de baixa: O preço de abertura é o ponto superior do corpo de uma vela de baixa, enquanto esse ponto é o preço de fechamento em uma vela de alta. De modo análogo, o preço de fechamento é o ponto inferior do corpo uma vela de baixa e o preço de abertura é o ponto inferior do corpo uma vela de alta.

A altura da vela consegue representar visualmente a distância entre a cotação mínima e máxima do valor mobiliário naquele período.

Já a altura do corpo da vela consegue apresentar a diferença entre a cotação de abertura e fechamento. Por exemplo, temos velas sem corpo, o que indica que o preço de abertura foi igual ao de fechamento. Observe outros exemplos de velas:

Ao analisar um gráfico de velas, é importante conhecer o tempo representado. Em gráficos de curto espaço de tempo, é comum utilizar velas de 1 minuto, 5 minutos ou 15 minutos. Para gráficos de períodos maiores, geralmente a uma vela representa períodos de 1 hora, 1 dia ou mais.

Deixe um comentário