Administração Contemporânea

O mundo atual não é como antes e isso influencia a Administração Contemporânea. Segundo Jamil (2001), várias mudanças vêm ocorrendo renovando as relações entre os indivíduos, no âmbito social e político, influenciando as organizações. Novas tecnologias surgem em todo o mundo, num processo denominado globalização e tornam-se indispensáveis na vida das empresas. A agilidade das inovações seguida de transformação gera uma realidade de mercado regido por altíssima competitividade.

Para o autor, as organizações sofrem grande influência da tecnologia da informação, um insumo indispensável para aprimorar sua competitividade, alcançando assim seu crescimento, tornando-se capazes de vencer em meio a tantos desafios. A competitividade, juntamente com a busca pela qualidade total, produtividade, eficiência, excelência, eficácia, sucesso, são termos que levam a melhoria da organização.

O sucesso ou fracasso de uma organização tem sua base na competitividade, uma vez que esta esteja inserida em um mercado de livre concorrência. Bons competidores crescem e se destacam. Logo, compete melhor aquelas organizações que são mais ágeis, detentoras das informações corretas sobre o mercado, os clientes e todos os processos que as envolvem (JAMIL, 2001).

Nesse mercado competitivo a empresa é considerada uma organização que adiciona valores, criando riquezas, e não entidades que buscam apenas vender seus produtos a altos preços. Na medida em que a competitividade cresce, muitas mudanças, adaptações são necessárias. As teses de reengenharia se tornam presente nas organizações, novas formas de pensar redefinem o funcionamento das empresas em função de seus processos, buscando atender melhor os clientes (JAMIL, 2001).

O autor citado propõe que a competição globalizada no Brasil iniciou com a abertura de mercado e a flexibilização das importações ocorridas nos anos 1990. A globalização permitiu a quebra progressiva das barreiras comerciais, que diversificou as necessidades de mudanças nas organizações, para se adequarem ao novo modelo de mercado. Empresas que possuíam menores custos para ofertarem seus produtos entraram no mercado nacional, contribuindo para o crescimento da participação de empresas estrangeiras no país. Uma das grandes desvantagens competitivas observadas nas empresas brasileiras foi a forma de aplicação e uso da tecnologia da informação nas suas organizações, pois o país acabava de sair de uma política restritiva.

Muitas organizações, pressionadas por esse novo ambiente de competição acirrada, se viram obrigadas a fazerem corte e dispensas de forma discricionária. As organizações que ainda possuem modelos administrativos ultrapassados no mercado se veem pressionados a se adequarem ao modelo atual, sob o risco de serem absorvidas, levando ao encerramento de suas atividades (JAMIL, 2001). Neste ambiente dinâmico, a organização precisa buscar formas diferentes para sobreviver e incrementar seus lucros.

O diferencial da Administração Contemporânea

O grande diferencial da Administração Contemporânea é obter vantagem competitiva é uma forma de obter ganhos na disputa com seus concorrentes.

Deixe um comentário